Um pouco sobre o trajeto da Estrada Real



Autorizada pela coroa e criada no século 17, a Estrada Real era a única via de acesso à região das principais reservas de metais preciosos como ouro e diamantes. Por ser o único caminho pela qual circulava as riquesas, mercadorias e pessoas passou a ser chamada de Estrada Real. Para facilitar a fiscalização era proibido abrir outro caminho. Terminada a exploração, no entanto, a estrada ficou liberada e consequentemente pobre. Devido ao grande movimento, a Estrada Real foi o eixo principal da urbanização do centro-sul do Brasil e se tornou uma das mais importantes rotas históricas-culturais da História. Assim, foram construídas vilas, arraiais e povoados ao longo de suas margens.
A Estrada Real é dividida por três caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo e a Rota dos Diamantes.

O Caminho Velho:
Este caminho surgio com as andanças dos bandeirantes, no século 17, que procuravam riquezas que haviam em grande quantidade no solo mineiro, entre Parati e Ouro Preto.

O Caminho Novo:
Este caminho une o Rio de Janeiro a Ouro Preto e conta com um braço de Ouro Preto até o Arraial do Tejuco, em Diamantina - esta chamada de rota dos diamantes - foi que foi aberto no começo do século 18 para satisfazer as necessidades da Coroa de rápido transporte de riquesas até a Metrópole.

2 comentários:

ana disse...

valeeu ! vc me ajudou muito , + acho que ta faltando voce descrever a rota dos diamantes
bjus

Anônimo disse...

me ajudou em um trablho tenkio bjs

Postar um comentário