O início do Caminho Velho - de Parati a Silveiras

Parati, no Rio, é o início do Caminho Velho da Estrada Real e uma porta para o passado. Suas ruas calçadas de pés-de-moleque e os belos conjuntos arquitetônicos proporcionam um passeio fora do tempo. Ainda há a beleza natural que se impõe na baía, com mais de 300 praias e dezenas de ilhas. Sair de barco continua sendo uma aventura da época das descobertas do ciclo do ouro. Outros sete municípios, no estado de São Paulo, fazem parte do trecho do Caminho Velho até o sul de Minas. Eles não tem a glamour de Parati, mas nem por isso deixam de ser atraentes. Igrejas da época do Império, grutas e Mata Atlântica fazem da região local propício para o turismo cultural, de aventura e também de eventos. Há locais para cavalgadas, caminhadas, rappel e vôo livre. Quem for à região não pode deixar de conferir o artesanato de Silveiras, onde existe diversidade de opções: bordados, arranjos, cestario, crochê, tricô e pintura.

Centro de arte Tradições Populares em Parati

Número de municípios:
7 paulistas e 1 fluminense.
Quais são: Silveiras, Areias, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Cunha no estado de São Paulo, Parati já no Rio de Janeiro é o início do Caminho Velho.
Atrações Turísticas: Capela Senhor Bom Jesus da Boa Morte e Igreja de Santa ' Ana,
contruídas em 1782, em Areias; Gruta do Reino Encantando em Cruzeiro e pedra Preta, um pico rochoso a 30 Km de Guaratinguetá, com acesso pela Mata Atlântica. Outras opções são a Catedral de Santo Antônio, em Guaratinguetá, contruída em estilo barroco; a fonte hidromineral Lavínia, em Lorena, e as trilhas dos rios Paraíbuna e Bonito, em Cunha.
Em parati, as atrações são as igrejas Santa Rita, em estilo barroco-rococó, e

Nossa Senhora das Dores, construída por mulheres da aristocracia em 1800. A igreja de Santa Rita abriga o Musei de Arte Sacra, que tem 13 peças, entre elas imagens do século XVIII.
Infra-estrutura: Todas as estradas que dão acesso à região são asfaltadas e o transporte aéreo, com vôos regulares, está centrado em São José dos Campos. As cidades são servidas por telefone fixo e celular. Há boa rede hoteleira, principalmente em Parati.





Igreja de Santa Rita em Parati


Cachoeira Mato Limpo
no Município de Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário