Culinária mineira e belos casarões

Cachoeiras, lagos, rios, parques e reservas compõem os atrativos dessa região, denominada Trilha dos Inconfidentes, também famosa pela tradicional gastronomia mineira, pela oferta de artesanato autêntico e criativo e por suas belas igrejas, casarões coloniais, centros culturais e de artes e construções de arquitetura barroca. Tiradentes, que sedia anualmente o Festival Internacional de Gastronomia, em agosto, é uma refência da culinária em Minas que presenteia seus visitantes com cardápios de qualidade, que vão de pratos da cozinha regional aos mais requintados e elaborados. Como destaques do artesanato da região, o lugarejo de Bichinhos e os municípios de Prados e Resende Costa, localizados próximos a Tiradentes, verdadeiras perdições para apreciadores de trabalhos artesanais, que se encantam com as peças encontradas em suas lojas, oficinas e ateliês. A cidade de Tiradentes ainda abriga o Festival de Cinema, no mês de Janeiro, que reúne artistas e públicos de todo o país. Os esportes ecológicos mais explorados pelo turismo são caminhada, rappel e cavalgada, embora as atividades de canoagem, canyining, rafting e vôo livre estejam também despontando. O carnaval é a festa popular mais comemorada e, em vários locais, a mais importante, Tiradentes se destaca como o roteiro da folia.





Cachoeira da Fumaça em Carrancas

Número de municípios: 27

Quais são: São Brás do Suaçuí, Desterro de Entre Rios, Passa Tempo, Entre Rios de Minas, Casa Grande, São Tiago, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, Prados, Conceição da Barra de Minas, Tiradentes, Dores do campos, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Barroso, Ibituruna, Nazareno, Itutinga, Imgaí, Carrancas, Madre de Deus de MInas, Piedade do Rio Grande, Minduri, São Vicente de Minas e Andrelândia.

Atrações turísticas: Na rota turística de Tiradentes, a belíssima Matriz de Santo Antônio (1710) - considerada a segunda igreja mais rica em ouro do país - Casa da Câmara (1717), Ponte da Pedra, Chafariz São José, Casa do Padre Toledo, a igreja da Santíssima Trindade (1810), Marco da Estrada Real (Santa Cruz de Minas) e as ruínas da casa onde o inconfidente Tiradentes nasceu. A viagem na Maria Fumaça, que parte de Tirandentes e vai até São João del-Rei, seguindo as margens do rio das Mortes, é um programa interessante. Próximo a Tiradentes, a aldeia de artesões de Bichinho, no povoado de Vitoriano Veloso, oferece grande variedade de peças de madeira, metal e outros materiais. Como destaque, a Oficina de Agosto e o Ateliê do Naninho. Em Prados, mais artesanato, com enfoque em peças de couro e madeira. Em Resende Costa, a oferta de produtos artesanais continua, desta vez com ênfase nos teares: tapetes, colchas, cortinas, almofadas, além de oficinas de antiguidades. Entre os pontos turísticos de São João del-Rei, cidade natal de Tancredo Neves, fundada no século 17, as igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Pilar, os memoriais de Tancredo Neves e Dom Lucas Moreira Neves, Ordem Terceira de São Framcisco de Assis (1749), Centro Histórico, Museu Ferroviário e fábricas de estanho. De São João del-Rei a Carrancas, uma infinidade de cachoeiras (cerca de 100) está à espera dos visitantes ávidos por banhos refrescantes e belos cenários e por momentos de aventura proporcionadas pela práticade rappel. Há ainda a possibilidade de vôos de asa-delta e parapente, a partir de uma rampa. Em Lagoa Dourada, as dicas vão para a cachoeira Bom Retiro, o Casarão Antigo e a Fazenda do Engenho, datada do século 18.

Infra-estrutura: Todas as cidades são servidas por telefone fixo. A telefonia celular é restrita na região, que também conta com provedores de internet,. As estradas de acesso à região são asfaltadas. O transporte aéreo de longo curso e com vôos regulares é sediado em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário