Trilha de história e parques naturais - de Simão Pereira a Santos Dumont

A Fazenda Cabangu, onde nasceu Santos Dumont, o Parque do Ibitipoca, em Lima Duarte. com suas belas paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego de qualquer um, além de prédios da época do Império. Tudo isso pode ser visitado no trecho da Estrada Real entre Santos Dumont e Simão Pereira, na Zona da Mata mineira. É uma vasta cartela de opções, que inclui ainda o turismo de negócios implementado em Juiz de Fora e Coronel Pacheco, sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado da Embrapa. Se a intenção é aproveitar as belezas naturais, nada melhor do que se arriscar no vôo livre, praticado em Juiz de Fora, ou pisar terra firme no trekking pelo Parque de Ibitipoca. No município de Santos Dumont, é possível percorrer 10 quilômetros com vestígios da Estrada Real até a divisa com Antônio Carlos, local conhecido como Serra do Navio. Durante o percurso pode-se conhecer antigas fazendas e dois chafarizes que eram pontos de parada para tropeiros que iam de Minas ao Rio. E para completar há atrativos histórico-culturais, como igrejas e museus. Na fazenda Cabangu, os visitantes poderão ver a réplica do 14Bis, documentos e fotos.


Cachoeira do Sossego, em Lima Duarte

Número de municípios: 21

Quais são: santos Dumont, Paiva, Oliveira Fortes, Ibertioga, Piau, Santa Rita de Ibitipoca, Ewbank da Câmara, Bias Fortes, Coronel Pacheco, Santana do Garambéu, Chácara, Pedro Teixeira, Juiz de Fora, Lima Duarte, Pequeri, Olaria, Matias Barbosa, Belmiro Braga, Santana de Deserto, Simão Pereira e Chiador.

Atrações turísticas: Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte; Fazenda Cabangu, local onde nasceu Santos Dumont; prédio Palácio Barbosa Lima, inaugurado por D. Pedro II em 1878, em Juiz de Fora, uma das primeiras obras da arquiteturaeclética de Minas. Há ainda a capela remanescente da Fazenda de Nossa senhora da Conceição do Registro do Caminho Novo, em Matias Cardoso, local onde se cobravam impostos sobre mercadorias que circulavam e pelo uso do caminho. Também há roteiros sugeridos pelo Instituto Estrada Real como o trecho entre Santos Dumont e Paraíba do Sul para adeptos do turismo de aventura, envolvendo o Caminho Novo e a Trilha dos Inconfidentes. Outras opções, dentro do turismo ecológico, são o Caminho Velho entre Carrancas e Juiz de Fora, e o Caminho novo na Serra do Ibitipoca.

Infra-estrutura:As principais cidades que dao acesso à região são asfaltadas. Juiz de Fora dispõe de serviço aéreo, com vôos regulares. Há grande variedade de hotéis, pousadas e hotéis-fazenda. Todos os municípios têm telefone fixo e a maioria têm cobertura de telefonia móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário