Complexo hidromineral - de São Lourenço a Três Corações

A maior parte do turismo dessa região, localizada no Sul de Minas, gira em torno de suas águas medicinais e curativas. A denominaçao que recebeu - Circuito das Águas - faz juz à sua potencialidade: é o maior complexo hidromineral do mundo. Caxambu, São Lourenço, Cambuquira, Lambari, Campanha, Heliodora, Conceição do Rio Verde e Soledade de Minas são as cidades que fazem parte dessa riquesa hídrica e oferecem boa infra-estrutura para receber turistas em termos de pousadas, hotéis e restaurantes. Além dessas opções, o turismo ecológico também é significativo. Várias modalidades são praticadas , mas cavalgada, mountain bike, rappel, trekking e vôo livre são as atividades que mais despertam a atenção dos turistas. Enfim, uma rota perfeita para o descanso e a comtemplação da natureza. Para os saudosistas, a viagem de Maria Fumaça, que vai de São Lourenço a Soledade de Minas e contorna o Rio Verde, é uma boa e inusitada pedida.





Parque das Águas em Sao Lourenço

Número de municípios: 9
Quais são: Três Corações, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Lambari, Jesuânia, Olímpio Noranha, Caxambu, Soledade de Minas e São Lourenço.
Atrações tirísticas: A cidade de Caxambu tem a disposição 12 fontes de água mineral com
propriedades diferentes. No conhecido Parque das Águas, as opções vão de pedalinhos e piscina de água mineral a balneário hidroterápico e teleférico. Ainda em Caxambu, vale a pena conhecer a igreja de Santa Isabel de Hungria (1868), tombada em Patrimônio Nacional, e dar um esticada até o município vizinho de Baependi, para conferir suas vilas e casarões de estilo colonial e pontos de visitação como o santuário de Nhá Chica. Em Lambari, entre os passeios indicamos: visita ao Lago da Guanabara, Centro Cultural de Arte Cassino do Lago, às trilhas e cachoeiras do Parque Estadual Nova Baden e às fontes e coretos do Parque das Águas. Em são Lourenço, entre os destinos turísticos, Templo da Eubiose, Montanha Sagrada, Ermida Bom Jesus do Monte, Matriz de São Francisco de Assis e Horto Florestal. E ainda em São Lourenço, outra raridade: admirar a viagem de Maria Fumaça, que parte da Estação Ferroviária da cidade com destino a Soledade de Minas, percorre a distância de 10Km, e é feita em uma verdadeira Baldwin Locomotive Word, 1920 USA, movida a vapor. Na cidade de Cambuquira, as atrações são diversificadas: vôo livre Pico Piripau, rota histórica-religiosa pela Martiz de São Sebastião e passeio relaxante nas fontes termo e hidro-minerais do Parque das Águas, localizado no centro do município.
Infra-estrutura: Todas as cidades têm serviço de telefone. A região conta também com provedores de internet. As principais estradas de acesso à região são asfaltadas. O transporte aéreo de longo curso e com vôos regulares é em Varginha.




Basílica em Conceição do Rio Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário