Região serrana fluminense - do Rio de Janeiro a Comendador Levy Gasparian

Palácio Barão do Rio Negro, em Petrópolis.



Natureza, história e comércio se aliam e dão charme especial a Petrópolis, um dos sete municípios à beira do Caminho Novo da Estrada real, no Estado do Rio de Janeiro. A cidade, em meio a montanhas e com temperatura amena, chama a atenção com suas construções históricas, da época do Império.
Quem passar pela cidade deve visitar a Catedral São Pedro Alcântara, o Palácio de Cristal, o Parque Cremerie e o Palácio Rio Negro, construído em 1899 pelo Barão do Rio Negro. Em 1997, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a ultilizá-lo como residência de verão dos presidentes da República.
Os outros municípios também investem no turismo cultural. Paraíba do Sul tem Museu da Inconfidência, e Comendador Levy Gasparian a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, em arquitetura neogótica de 1869. Além disso, a região possui locais para a canoagem, escalada, rafting, rappel e vôo livre.

Número de municípios: 7

Quais são: Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Petrópolis, Magé e Rio de Janeiro.

Atrações Turísticas: Museo Casa do Colono, construído em 1847 com paredes de pau-a-pique, e Catefral São Pedro Alcântara, de 1889, onde estão os restos mortais de dom Pedro II, em Petrópolis, e Museu da Inconfidência, que guarda objetos e relíquias retratando a passagem de Tiradentes pela região, em Paraíba do Sul. Outras opções são passeios às margens do Rio Preto, no município de Areal, divisa de Minas com o Rio, e a Serra dos Abobonas, em Comendador Levy Gasparian.
É sugerido também o roteiro Descobrindo Minas Gerais, que começa em Mariana e vai até o Rio de Janeiro, passando por Petrópolis. A Excursão é feita em sete dias, de segunda a Domingo.

Infra-estrutura: Todos os municípios são servidos por telefonia fixa e celular. As principais estradas são asfaltadas, os vôos regulares estão centrados no Rio de Janeiro e a rede ferroviária atende a quatro municípios. Há rede hoteleira em toda região.



Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário