Traços e pegadas de cultura e arte - de Catas Altas da Noruega a Itabira

A dinâmica turística rege esse trecho que se localiza ao norte e ao redor da histórica cidade de Ouro Preto, que já foi a principal capital de Minas Gerais quando se chamava Vila Rica e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade. Além de Ouro Preto, que hoje goaz de fama internacional, os destaques dessa região compreendem Mariana - Patrimônio Histórico-Cultural Nacional, outras cidades como Congonhas, Sabará, Itabira e Santa Básbara (que abriga o Parque Nacional do Caraça) e simpáticos distritos e vilarejos como Lavras Novas e Macacos, que também oferecem atrações turísticas e belezas naturais. A proximidade com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte contribui para o acesso ao eixo, facilitando o fluxo de turismo estrangeiros. Como opção de entreterimento, deliciosas rotas gastronômicas, os turismos cultural e religioso - com suas igrejas, museus, monumentos, centros de cultura e artes, fontes e chafarizes - e práticas de ecoturismo e de esportes de aventura como vôo livre, cavalgada, caminhada, caving, arvorismo, mountain bike, rappel e trekking. Compondo os cenários naturais, convidativas cachoeiras, parques, grutas, reservas e cavernas. Além de festivais anuais de música, as cidades produzem artesanatos variados, que encantam os olhos dos visitantes. Entre alguns destaques, o Carnaval, o Festival de Inverno e a Festa do "Doze" em Ouro Preto, além do cardápio açucarado de Santa Luzia.


Praça Tiradentes, em Ouro Preto

Número de municípios: 31

Quais são: Ouro Preto, Itabira, Taquaraçu de Minas, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Santa Luzia, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, sabará, Caeté, Bela Vista e Minas, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Raposos, Nova Lima, Catas Altas, Alvinópolis, Rio Acima, Mariana, Itabirito, Moeda, Belo Vale, Ouro Branco, Congonhas, Acaiaca, Ponte Nova, Diogo de Vasconcelos, Piranga e Catas Altas da Noruega.

Atrações turísticas: Entre as ladeiras e os casarões antigos preservados de Ouro Preto: os museus da Inconfidência, de Mineralogia, do Oratório, de Guignard e o de Ciência e Técnica, Teatro Municipal, antiga Casa da Ópera, de 1769, Casa dos Contos, Casa de Tomás Antônio Gonzaga, observatório da Escola de Minas, Mina Chico Rei e as igrejas de São Francisco, do Pilar, das Mercês e Perdões, do Carmo, da Conceição de Antônio Dias e dos Pretos do Alto da Cruz. Para interagir com a natureza: a gruta da Lapa, as cachoeiras dos Três Moinhos e das Andorinhas, o Parque do Itacolomi e a Estação Ecológica do Tripuí. Ainda a partir de Ouro Preto, opção de cavalgada pela Trilha do Chafariz, calçada pelos escravos em alguns trechos e construídas ao longo de uma serra. Próximo a Ouro Preto, também está Lavras Novas, pequeno e aconchegante lugarejo que oferece pousadas, restaurantes e passeios pela Mina da Passagem - a maior mina de ouro do mundo - Casa da Câmara, cadeia, Pelourinho e igrejas. Em Congonhas, cidade que surgiu em plena febre do ouro no fim do século 17, encontra-se o mais expressivo conjunto de arte barroca mineira: os 12 profetas de Aleijadinho e seis capelas dos passos da Paixão de Cristo no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, erguida em 1757. O Parque Natural do Caraça, no município Santa Basbára, é outra boa sugestão de passeio. O local possibilita visitas ao museo, igreja e biblioteca do Santuário do Caraça, ao sítio arqueológico Pedra Pintada e caminhas até várias cachoeiras. Na terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, Itabira, visitas ao Museo do Tropeiro, Cachoeira Alta, Centro de Artesanato, museo da cidade e Casa dos Drummonzinhos (que pertenceu ao poeta). Localizada entre os rios das Velhas e Sabará, a cidade de Sabará guarda preciosidades do barroco, principalmente no acervo das igrejas. Em Caeté, a visita à Serra da Piedade proporciona bela vista das redondezasa 1.746 metros de altitude e visita à capela de Nossa Senhora da Piedade. As proximidades de Caeté, no distrito de Morro Vermelho, são propícias aos esportes de aventura e rendem passeios á cachoeira de Santo Antônio e à Pedra do Sino e caminhadas em minas abandonadas. Em Noma Lima, cavalgadas e caminhadas por trilhas e pequenos riachos na vertente Nova Lima, a indicação vai para São Sebastião das Águas Claras, sossegado arraial conhecido por Macacos, que oferece simpáticos bares, restaurantes e pousadas.

Infra-estrutura: Todas as cidades são dotadas de telefone fixo e os serviçoes de acesso  à internet abrangem a maior parte delas. As principais estradas de acesso da região são asfaltadas. O transporte aéreo de longo curso e com vôos regulares está centrado em Belo Horizonte. Em alguns municípios é também possível acesso por trem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estão sendo sorteados CINCO EXEMPLARES do livro PELOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL no blog http://www.felipecerquize.blog​spot.com . O sorteio será pela extração da LOTERIA FEDERAL DO DIA 06/08/2011. Respostas com a indicação da dezena escolhida deverão ser dadas no blog acima informado , no espaço para comentários da mensagem sobre o sorteio. Para a escolha ser validada, é necessário que se informe lá o nome completo e o e-mail para contato. Atenção para as dezenas já escolhidas, que são informadas no blog, pois repetições serão desconsideradas.
.
Outras informações sobre o livro podem ser lidas no link http://mcaf.ee/hd3em
.
Obrigado e boa sorte aos que desejarem participar!

Felipe Cerquize
fcerquize@hotmail.com

Postar um comentário